4 de junho de 2015 às 06h45min - Por Mário Flávio

Teresa Leitão - ASCOM ALEPE

Nesta quinta-feira (04) pela manhã tem início o V Seminário Estadual de Educação do Poder Legislativo, que abordará o Plano Estadual de Educação, lei que planeja todos os aspectos da temática em Pernambuco para os próximos 10 anos. Presidenta da Comissão de Educação e Cultura e autoria da resolução que criou o seminário, a deputada Teresa Leitão (PT), considera o encontro e o tema como uma contribuição do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada ao Governo do Estado, responsável por enviar o citado plano para a Assembleia Legislativa.

“Mais que uma lei, este plano vai organizar a educação em Pernambuco para os próximos 10 anos e precisa ser visto como um passaporte para o salto de qualidade que a sociedade civil exige e que nosso país necessita”, explica a deputada.

 O tema do seminário é “Plano Estadual de Educação de Pernambuco: afirmação de direitos e perspectivas de projeto de desenvolvimento”. As inscrições extrapolaram as 120 vagas iniciais e o seminário contará com 150 participantes, dentre professores, estudantes, especialistas, gestores e parlamentares.

 A programação terá início às 11h desta quinta-feira (4) com uma apresentação do grupo cultural Guardador de Poetas. Depois da apresentação, a mesa de abertura contará com a presença de representantes do Poder Legislativo, Governo do Estado, sindicatos, movimentos sociais e parlamentares.

 Às 14h o professor Roberval Ângelo Furtado, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), falará sobre os desafios para o Plano Estadual de Educação de Pernambuco. Já a sexta-feira (5) o tema “políticas afirmativas para além dos temas transversais” será desenvolvimento pelos professores Benedito Medrado, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Heleno Araújo, dirigente sindical da CNTE e membro do Fórum Nacional de Educação.

 Para finalizar o seminário, o professor e presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Paulo Rubem Santiago, falará sobre “as reais possibilidades de financiamento do Plano Estadual de Educação”. De acordo com a Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação, estados e municípios têm como data limite o dia 25 de junho de 2015 para aprovação dos planos estaduais e municipais.

 O Seminário de Educação do Poder Legislativo atende à Resolução 726/2005, de autoria de Teresa Leitão, e é realizado de dois em dois anos, sempre abordando temas de máximo interesse na área de educação para o Estado de Pernambuco e seus cidadãos.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro