10 de abril de 2012 às 00h17min - Por Mário Flávio

Os 177 anos da Assembleia Legislativa foram comemorados, nesta segunda (09). A Assembleia Legislativa Provincial de Pernambuco iniciou seus trabalhos em primeiro de abril de 1835, substituindo o Conselho Legislativo Provincial de 1829. Ambos foram instalados no Forte do Matos, nas imediações do atual Paço Alfândega. Em 1870, começava a construção da atual sede, inaugurada em 1875.

Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, do PDT, afirmou que o Parlamento tem a nobre e elevada missão de representar os anseios do povo. Segundo o deputado, na fase de desenvolvimento excepcional por que passa o Estado, pode-se dizer que Governo e sociedade seguem juntos e firmes rumo a um futuro promissor.

A Reunião Solene também comemorou outro fato marcante para a Casa: os dez anos do Projeto Assembleia na TV, que foi a primeira TV legislativa do Nordeste. A iniciativa vem permitindo a divulgação das atividades parlamentares para o Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado, possibilitando uma maior aproximação com a população. Durante a cerimônia, alguns dos fundadores e funcionários mais antigos do Projeto Assembleia na TV receberam placas alusivas à data.

O líder do Governo, deputado Waldemar Borges, do PSB, destacou que, em mais um ano de existência, a Assembleia reafirma sua importância no desempenho do papel político-institucional e, em coerência com seu patrono, Joaquim Nabuco, vai continuar sempre em sintonia com o futuro. De acordo com o líder da Oposição, Antônio Moraes, do PSDB, o Legislativo merece as mais relevantes homenagens, pois é um viveiro de grandes tribunos que, imbuídos de um patriotismo sem limites, sabem defender os mais elevados sentimentos democráticos.
Guilherme Uchoa anunciou que, a partir desta semana, o Palácio Joaquim Nabuco estará aberto à visitação pública, às sextas-feiras pela manhã. Os visitantes serão guiados por monitores, que vão transmitir informações sobre o edifício, tombado pela Fundarpe. O público vai conhecer em detalhes a primeira edificação construída no Brasil, especificamente para sediar uma Assembleia Legislativa.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro