1 de fevereiro de 2021 às 23h05min - Por Mário Flávio

O deputado federal Arthur Lira (PP/AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2021/2022 na noite desta segunda-feira (1º). Ele obteve 302 votos contra 145 votos do principal adversário, Baleia Rossi (MDB-SP).

Arthur Lira é integrante do Centrão e teve apoio do presidente Jair Bolsonaro na disputa da Câmara. Como é réu por corrupção, o deputado não poderá assumir a Presidência da República por jurisprudência do STF.

Eram necessários 253 votos para se eleger em primeiro turno.

Atuação

Na Câmara, Lira já foi presidente de duas das principais comissões da Casa: a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e a CMO (Comissão Mista de Orçamento).

Como líder do chamado centrão, bloco que reúne os partidos PL, PSD, PP, Solidariedade e Avante, tem poder maior sobre 139 deputados. Mas Lira também tem influência sobre deputados de outras legendas, como MDB, Republicanos, DEM e Patriota.

O centrão começou uma aproximação com Bolsonaro em março do ano passado. De lá para cá, Lira conseguiu emplacar aliados em postos chaves do governo federal, como no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Lira também foi um articulador importante para a indicação de Kassio Nunes Marques para o STF (Supremo Tribunal Federal), que ocupou a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello após sua aposentadoria.

A influência de Lira cresceu durante a tramitação da reforma da Previdência, em 2019. O deputado foi um dos responsáveis por negociar acordos para aprovação da proposta.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro