Quem? O Partido Solidariedade (77). O quê? Se reunirá. Quando? Na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, às 19 horas. Como? Na presença de filiados, militantes e simpatizantes. Onde? Na Câmara Municipal de Caruaru. Por quê? Para conhecimento público dos quadros dirigentes partidários na Capital do Agreste. Jornalisticamente o “lead” está respondido.
Como é do conhecimento de todos a efervescência partidária dar-se a partir do segundo semestre dos anos ímpares e durante todo primeiro semestre dos anos pares. A arregimentação de novos filiados, sejam aqueles neófitos, sejam aqueles que querem mudar de partido, acontece, com segurança de prazo, até o dia 30 de setembro de cada ano ímpar. O calendário eleitoral é peremptório. E as ondas partidárias, mais parecem com as do mar, vão e voltam. Uma coisa é certa, dentre os filiados até o fim de setembro sairá o rol dos candidatos a cargo eletivo em 2016.
Caruaru apresentará candidatos a prefeito como nunca dantes visto na Terra do Mestre Vitalino. Até onde contaram já listaram 13 pretensas candidaturas e, sejam quantas forem, só uma cadeira existe no Palácio Drayton Nejaim, justo a que será desocupada pelo atual prefeito. A guerra maior ficará para o segundo turno, para o qual os dois candidatos a prefeito, mais votados, passarão. E aí os partidos menores terão vez e voto, a partir de quantos candidatos a vereador venham a eleger, pois duas frentes advirão e vencerá a que obtiver a maioria simples dos votos.
Muito precoce ainda apontar as candidaturas seja para prefeito, seja para vereador. Afinal de contas, a decisão final ficará por conta das convenções partidárias que realizar-se-ão entre 10 e 30 de junho de 2016, caso não haja novidade nesse aspecto no calendário eleitoral.
A novidade é que, se a justiça não julgar logo os dez vereadores afastados, é bem possível que 33 queiram sentar em 23 cadeiras, sem contar com os “olímpicos” que correm por fora. Todavia, se o povo de Caruaru, tiver um pouco de sentimento e amor próprio, decerto, fará a maior renovação que a Câmara Municipal terá ao longo da sua história. Prefeito novo, vereadores novos, independentemente de suas idades cronológicas.
Como mero filiado ao Solidariedade / 77, pretendo apenas ajudar o partido, nos limites das minhas possibilidades. Afinal de contas, como eleitor caruaruense, cidadão honorário da cidade e duas vezes candidato a vereador (2004 e 2008) e mais recentemente a vice-prefeito em 2012, sempre com espírito voluntário e agora, igualmente, solidário, não posso me furtar de participar civicamente, ao menos, para esclarecer ao eleitorado que o seu voto não tem preço, mas sim, tem consequência. O Solidariedade lhe espera de braços abertos!
*Severino Melo – eleitor caruaruense / filiado ao Solidariedade / 77. [email protected] –