27 de novembro de 2015 às 16h31min - Por Mário Flávio

Como o debate sobre o tema orçamento público municipal evoluiu nesses ultimos anos na nossa Caruaru. Observa-mos o aumento gradativo e consistente da presença da sociedade civil nas audiências públicas na Câmara Municipal, termos técnicos antes apenas limitados a quem, tecnicamente elaborava o orçamento, agora, começam a fazer parte do cotidiano das pessoas mais comuns. O Programa Orçamento Participativo​ da Prefeitura de Caruaru​, contribui efetivamente também para esse cenário atual. 

Os (as) delegados(as) do OP constroem no cotidiano uma imagem forte desta ferramenta de participação Social, o processo de inserção da Secretaria de Participação Social nos diversos segmentos da população alimenta esse desejo da sociedade.Muito ainda a fazer. Falhas, erros, ansiedades, dúvidas, esperança, acertos e obras inauguradas, fazem parte e de certa forma complementam o tempêro dessa grande salada social.

A inserção das diversas camadas sociais da cidade, estejam elas no centro ou na periferia, nos bairros mais estruturados até as vilas e sítios da zona rural, apontam para uma discussão cada vez mais qualificada, e que, ao longo do tempo se afastará da mera, pequena e esporádica discussão de carater eleitoral, fazendo do cidadão e cidadã, verdadeiros (as) e legítimos(as) protagonistas, com as melhores e mais qualificadas credenciais.

A contribuição de orgãos de controle e fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado, preparam o cidadão para o debate de idéias com conhecimento e transparência.Importante para a sociedade expressar suas opiniões de forma mais qualificada. Importante também para o Governo afirmar suas convicções.

Assim é o debate, assim se constrói a cidade, assim avança a Democracia.
Porque o povo sabe o que quer e o povo quer também o que não sabe. (Gilberto Gil)

*Lino Portela é Gerente de Decisões Orçamentárias na Secretaria de Participação Social e Coordenador do Programa Orçamento Participativo em Caruaru


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro