27 de abril de 2018 às 17h33min - Por Mário Flávio

Esperar na fila, impacientemente, para que o passageiro da frente efetue o  pagamento da passagem e ainda aguarde o seu troco, com uma fila que se estende, de pessoas em pé antes da catraca e, sobretudo, a movimentação de dinheiro que se torna um alvo de assaltos… Tudo isso se reduz com a utilização de um equipamento muito prático: a bilhetagem eletrônica nos ônibus.

Com o intuito de garantir mais segurança e agilidade no embarque, o sistema de bilhetagem eletrônica, o LEVA, implantado em Caruaru desde o final de 2013, vem possibilitando uma redução significativa na quantidade de dinheiro circulando nos ônibus e, com isso, a diminuição do número de assaltos.

Não é necessário nem tirar o cartão da carteira ou da bolsa de mão! Os validadores, equipamentos que comandam diretamente a liberação das catracas eletrônicas, creditam a tarifa através da aproximação do leitor da bilhetagem eletrônica.

O sistema de transporte público de passageiros, em Caruaru, faz uma média de mil e seiscentas viagens por dia, transportando aproximadamente 66 mil pessoas, e com a utilização do cartão eletrônico LEVA, a operação nos ônibus se tornou mais rápida no embarque oferecendo mais segurança a todos.

Uma das vantagens para o usuário do LEVA é que, no caso de extravio ou perda do cartão, os créditos ficam assegurados e podem ser recuperados.

Outra vantagem para os usuários da bilhetagem eletrônica é a Tarifa Reduzida, uma vez que atualmente o valor da passagem no cartão LEVA COMUM é de R$ 2,84 (dois reais e oitenta e quatro centavos), enquanto a tarifa paga em dinheiro é de R$ 3,15 (três reais e quinze centavos). Ou seja, com o cartão LEVA COMUM você faz economia. Além do benefício da Tarifa Social aos domingos e feriados nacional, com o pagamento de meia passagem para os portadores do cartão LEVA.

O uso do cartão LEVA para os idosos, acima de 65 (sessenta e cinco) anos, possibilita o acesso a todo o veículo, lhes dando a opção de mais acentos, não apenas aos limitados, por lei, antes da catraca.

Integração

Já possuímos em Caruaru algumas linhas que possuem integração. Outras linhas deverão iniciar o sistema de integração, e só através do uso do cartão eletrônico é que o passageiro tem, ou terá, acesso a este benefício.

Hoje, aproximadamente 50% dos usuários do sistema de transporte público não estão cobertos pelo direito de fazer integração porque ainda não retiraram o seu cartão LEVA, seja ele Estudante, Servidor, Comum ou Vale-transporte. São passageiros que ainda pagam as tarifas com dinheiro em espécie.

O cliente que ainda não se cadastrou pode requisitar seu cartão personalizado (Estudante, Servidor, Comum, Especial ou Idoso), na Loja do LEVA, localizado no 3º piso do Shopping Difusora, de segunda a sexta das 08h00 às 18h00 e aos sábados das 10h00 as 14h00, ou, para o Vale-transporte, através do site www.cartaoleva.com.br ou ainda pelo e-mail cadastro@aetpc.com.br. Para solicitar maiores informações pelos telefones: 2103-4350 / 3721-6680 ou pelo 0800-087-6680.

Pontos de recarga

Além da praticidade e segurança oferecido pelo sistema de bilhetagem eletrônica, os usuários têm também a facilidade de comprar créditos em um dos 10 (dez) pontos de recarga espalhados pela cidade:

✓ Shopping Difusora – Av. Agamenon Magalhães, 444;

✓ Banca Terceiro Mundo – Praça Deputado Henrique Pinto, Centro;

✓ Papelaria Multicópia – Av. Leão Dourado, 420, Caiucá;

✓ Farmácia DrogaÍtalo – Rua Major João Coelho, 585, Rendeira;

✓ SIS Print Copiadora – Faculdade ASCES;

✓ Guinche da Coletivos – Praça do Rosário;

✓ Bomboniere Casa da Formiga – Av. Caruaru, Boa Vista;

✓ TEC Lanches – Estrada do Alto do Moura, km 3,8, Distrito Industrial;

✓ Gigabyte Copiadora & Serviços – Av. Ludugero, 67, São Francisco;

✓ Mercadinho Baraúnas – Rua Cristinápolis, 303, Loteamento Baraúnas.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro