13 de janeiro de 2018 às 07h55min - Por Mário Flávio

Quando aceitei, com muita honra, o convite da Prefeita Raquel Lyra para assumir a Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, imediatamente fui tomado por uma marca pessoal que é a de contribuir com a sociedade e fazer o melhor pela minha cidade.

A Secretaria que estou à frente, no conjunto do governo municipal tem o objetivo da formulação e coordenação de políticas públicas relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável. Visa atualizar processos, métodos e sistemas para modernizar a vida rural, além de prestar assessoria direta ao homem e à mulher do campo.

Neste sentido, o nosso compromisso maior de governo é fazer o trabalho acontecer. É o que estamos fazendo. O nosso comprometimento é estar junto com os pequenos produtores para que a força do campo seja, de fato, propulsora da economia, gerando oportunidades e renda.

Estou iniciando uma gestão que segue a linha do Projeto de Governo Municipal no qual o diálogo é a tônica. Formamos uma equipe e traçamos os nossos primeiros objetivos: abrir estradas, lutar para fazer chegar água às terras de quem produz, incentivar a agricultura familiar, procurar ter solução para as questões apresentadas e discutidas com as associações rurais no sentido de que as mesmas possam, entre si, estabelecer parcerias para o cultivo de produtos, servindo de fundo para custear as suas despesas.

Não tenho dúvidas de que fazer gestão pública é, sobretudo, ser ético, criativo e realizar o trabalho que a municipalidade custeia com seus impostos, necessita e exige dos seus representantes. Trabalho este que não pode nem demorar, nem deixar de ser feito. A necessidade impõe que a “roda do carro seja trocada com ele em movimento”. Esta é uma das minhas características principais como gestor.

Temos algumas metas e já as estamos colocando em execução. Uma delas é viabilizar o programa “Porteira aberta” que tem como objetivo dar suporte aos pequenos produtores, realizando ações de auxílio ao agricultor caruaruense. Reforçar o trabalho com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR), Segurança Alimentar e Assistência Social, Meio Ambiente, Produtores Rurais e Movimentos Sociais. O trabalho está só começando!

*Zé Carlos Menezes é Secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural.


Comentários



...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro