O senador Armando Monteiro (PTB) destacou no plenário do Senado a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), instituído há pouco mais de dois anos pelo Governo Federal. Para ele, o Pronatec tem efeito direto sobre a produtividade das empresas e a melhora da competitividade da economia brasileira.
Armando frisou que apenas em Pernambuco, entre 2011 e 2013, foram registradas 294 mil matrículas no âmbito do programa. De acordo com o senador, o Pronatec tem importância estratégica para o Estado, especialmente por conta da demanda por profissionais qualificados, resultante do período de maior crescimento econômico e dos investimentos em curso.
As matrículas realizadas no Estado estão divididas em bolsa-formação, que abrange cursos técnicos para quem concluiu o ensino médio e também para estudantes matriculados no ensino médio; e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. O senador citou ainda a parceria entre o Governo e o Sistema S na implementação do programa.
Segundo Armando, o Pronatec representa uma grande transformação, sobretudo na vida do estudante do ensino médio e do trabalhador, que terá a perspectiva de ascensão social e de recolocação no mundo do trabalho, com mais dignidade, melhoria da produtividade e geração de emprego e renda, por meio da formação profissional de jovens e trabalhadores.
Dados do Governo Federal mostram que o Pronatec já garantiu formação de 5,7 milhões de matrículas, das quais 4 milhões feitas nos cursos de qualificação profissional e 1,7 milhão, nos cursos técnicos. A meta do governo é de chegar ao final deste ano com 8 milhões de matrículas, atingindo a meta estipulada quando do lançamento do programa. “Isto significa que Brasil está conseguindo ampliar a inserção produtiva e bem remunerada de jovens e adultos, num ambiente laboral cada vez mais exigente”, constatou Armando.