A pesquisa do Instituto Futura Inteligência, divulgada nesta sexta-feira (27), revela que apenas 23,9% dos eleitores avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ótimo ou bom, o pior índice desde o início de seu mandato em janeiro de 2023.
Houve queda de 8 pontos percentuais em relação à rodada anterior, representando a maior oscilação negativa até o momento. Ao mesmo tempo, 51,1% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo, enquanto 24,2% o consideram regular e 0,8% não souberam responder .
Contexto e fatores
Segundo José Luiz Orrico, diretor técnico da Futura, a popularidade de Lula tem sido impactada por crises recentes como os casos envolvendo o Pix, o IOF e fraudes no INSS, além de tensões com o Congresso, citando a derrubada de um decreto presidencial — um sinal de que “a eleição já começou” .
A pesquisa também aponta uma avaliação pessimista da economia: 60,3% avaliam o momento econômico do país como ruim ou péssimo, apenas 11,7% o consideram ótimo ou bom . Para Orrico, a percepção negativa da economia influi diretamente na desaprovação do governo.
Metodologia
Foram entrevistados 2.000 adultos entre 12 e 23 de junho, com margem de erro de ±2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Com os sinais de desgaste acumulando-se, a avaliação presidencial de 23,9% representa um alerta para a gestão, especialmente em um ano pré-eleitoral.
