19 de abril de 2014 às 08h24min - Por Mário Flávio

20140419-082510.jpg

De acordo com a prefeitura de Caruaru, a requalificação das avenidas Rio Branco, Agamenon Magalhães, Manoel de Freitas e Oswaldo Cruz deixará Caruaru uma cidade mais moderna. As barracas espalhadas pelas vias foram retiradas, assim como o relógio da Praça Henrique Pinto, equipamentos que, segundo a prefeitura, não eram patrimônio histórico e tinham fins comerciais.

Dentre os objetivos da requalificação estão a melhor acessibilidade e a diminuição da poluição visual para proporcionar uma apreciação mais limpa e clara dos pontos importantes do local. Desta forma, o popular Relógio da Matriz, que tinha finalidade comercial, encobria os verdadeiros patrimônios históricos da Avenida Rio Branco, que são a Catedral Nossa Senhora das Dores e o busto do primeiro vigário de Caruaru, cônego Antônio Freire de Carvalho, que recebeu esta homenagem, devido aos valiosos serviços prestados à cidade.

De acordo com o arquiteto responsável pelo projeto, Swami Lima, “foi considerada a oportunidade de reduzir a poluição visual cada vez mais presente em nossas cidades, especialmente nos corredores de passagem de pedestres e veículos”. O projeto das avenidas conta com a instalação de novos relógios digitais, contendo também mapas informativos e temperatura, que se enquadram ao ambiente e ordenam visualmente o ambiente.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro