
Do G1
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou que a empresa TAV Brasil construa e explore o projeto de trem de alta velocidade entre São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) pelo período de 99 anos. O objetivo seria o transporte de passageiros.
A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União” dessa quarta-feira (22), após ter sido aprovada pelos diretores da agência na semana passada.
Os diretores entenderam que a empresa preencheu todos os requisitos para obter a autorização para construção da ferrovia. A autorização não significa que o projeto vai sair do papel.
A empresa, ao que indicam os documentos protocolados na ANTT, ainda precisa buscar um investidor para tirar o projeto do papel. Segundo a TAV Brasil informou à agência, a ideia é usar 20% do seu capital próprio e 80% via financiamento.
Para isso, a empresa pretende recorrer a “financiamentos de fundos de pensão, investidores nacionais e internacionais, BNDES e agências multilaterais de crédito”.
O custo do projeto é estimado em R$ 50 bilhões. A TAV Brasil, criada em 2021 com o propósito de atuar com trens de alta velocidade, tem um capital social de apenas R$ 100 mil.