16 de maio de 2013 às 14h25min - Por Mário Flávio

Anselmo Pereira

Depois das críticas realizadas por vereadores da situação e oposição à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, o secretário da pasta, Anselmo Pereira procurou esclarecer, em nota enviada pela assessoria de comunicação, quais ações estão sendo desenvolvidas atender as comunidades rurais de Caruaru. Na verdade, segundo a nota, ele estranhou as críticas dos parlamentares. Na nota o secretário não comentou o suposto privilégio para alguns de seus pares.

No contexto

Secretaria de Agricultura de Caruaru é alvo de críticas na Câmara

“Todas as localidades rurais do município estão sendo atendidas. Para se ter uma ideia, entre os meses de janeiro e abril, quando enfrentamos uma severa estiagem, foram fornecidos pela Prefeitura de Caruaru cerca de 2.400 caminhões-pipa para a zona rural. Também foram perfurados oito poços artesianos de um total de 25 que a Prefeitura está locando e serão perfurados em parceria com o Governo do Estado. Nos dois casos, os vereadores têm participado diretamente como porta vozes da população, identificando áreas e localidades a serem beneficiadas”, disse.

Em relação à aração de terra, o secretário também reforçou que a Prefeitura de Caruaru articulou com o Governo do Estado um programa especial de aração. O lançamento dessa ação contou com a presença do governador Eduardo Campos na Fazenda Normandia, no dia primeiro de maio. Vários vereadores participaram do evento. Posteriormente ao lançamento, houve reunião com a presença do vice-líder do governo, Ricardo Liberato, do IPA, da Prefeitura, do Conselho de Desenvolvimento Rural,do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de algumas associações rurais para definir a logística do programa. Ficou acertado que as solicitações de aração de terra devem ser feitas pelos agricultores in loco. “Por exigência do Tribunal de Contas do Estado, os agricultores interessados na aração, devem apresentar o nome, CPF e a área a ser executada”, explicou o Secretário.

O Programa é voltado para agricultores familiares, rurais e de assentamentos, além dos que estão sendo beneficiados pelo Garantia Safra. “Vamos arar 1.600 hectares em Caruaru, beneficiando mais de 1.600 famílias. Os vereadores podem ficar tranqüilos que as comunidades rurais de Caruaru serão atendidas”, afirmou Anselmo.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro