Anderson Correia pede redução do IPTU para clínicas veterinárias que ofertarem atendimentos solidários

Lucas Medeiros - 04.05.2023 às 21:55h
(Imagem: Vladimir Barreto)

O vereador Anderson Correia (PP) apresentou mais uma proposição para implantação de políticas públicas que visam beneficiar animais, empresas e pessoas ligadas à causa animal em Caruaru. Desta vez, o parlamentar protocolou um Anteprojeto de Lei, que estabelece a redução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) aos imóveis em que estejam instaladas clínicas veterinárias, que tenham cadastro no Município, e prestem atendimento aos animais (cães e gatos) de rua, atropelados, em situação de abandono e em vulnerabilidade, resgatados por protetores independentes e ONGs de Proteção Animal da Capital do Agreste.

A matéria traz alguns requisitos para que as clínicas alcancem os descontos no IPTU, como: se encontrar em pleno funcionamento; ter um histórico clínico de atendimentos com descontos de no mínimo um ano aos animais (cães e gatos) de rua, em situação de abandono e em vulnerabilidade, resgatados por protetores independentes e ONGs de Proteção Animal via prontuário. Além disso, as condições para a conquista do desconto no IPTU estão condicionadas em duas opções, conforme explica o edil.

As clínicas podem escolher entre ter a metade ou o desconto total do IPTU, sendo concedidos 50% para a clínica veterinária que ofertar cinco consultas gratuitas por mês, e 100% do IPTU para a que disponibilizar 10 consultas sem custos mensalmente. Este Anteprojeto de Lei é super benéfico para todos os envolvidos, empresas privadas de medicina veterinária, ONGs, tutores de baixa renda indicados pelas ONGs parceiras, e principalmente os cães e gatos de rua resgatados e em vulnerabilidade”, destacou Anderson.