Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e se torna a primeira mulher a liderar a agência em quase 60 anos

Mário Flávio - 03.07.2025 às 17:35h

A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) tem uma nova liderança. A administradora de empresas Ana Luiza Ferreira assumiu, nesta quarta-feira (2), a presidência da instituição, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em quase seis décadas de história. Ela sucede uma sequência de 29 gestões exclusivamente masculinas à frente da autarquia, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Com sólida formação acadêmica e experiência no setor público e internacional, Ana Luiza é graduada pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), mestre em Políticas Públicas pela Universidade da Georgia (EUA) e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Antes de assumir a presidência da Adepe, comandava a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha.

A nova gestora destacou o compromisso de integrar desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental. “Chego com a missão de trazer uma visão de investimentos de impacto, que conciliem crescimento com a redução das desigualdades. Nosso trabalho será gerar desenvolvimento e oportunidades aliados à sustentabilidade”, afirmou Ana Luiza. Ela também ressaltou a importância de atuar em conjunto com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, e sob a gestão da governadora Raquel Lyra.

A trajetória de Ana Luiza inclui também experiências no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nos Estados Unidos e na coordenação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil, reforçando seu perfil técnico e voltado para inovação.

Sobre a Adepe

A Adepe é uma sociedade de economia mista, integrante da administração indireta do Governo de Pernambuco. Com atuação estratégica na atração de investimentos, gestão de incentivos fiscais e fomento à economia estadual, a agência é referência na estruturação de cadeias produtivas e no apoio a negócios industriais, agroindustriais, de comércio, serviços, energia e economia criativa.

Com bases operacionais no Recife, Caruaru, Petrolina e São Paulo, a agência também gerencia espaços culturais e de promoção comercial como o Mercado Cultural Eufrásio Barbosa, o Centro de Artesanato de Pernambuco, a Fenearte (maior feira de artesanato da América Latina), entre outros.

A nova presidente assume em um momento de ampliação das estratégias da Adepe voltadas à inovação, economia verde e inclusão produtiva, alinhando tradição e futuro no desenvolvimento de Pernambuco.