Aliança entre grupos de Teresa Leitão e Via Trabalho fortalece o PT em Caruaru para eleição interna

Mário Flávio - 27.05.2025 às 14:48h

Dois dos principais grupos políticos do Partido dos Trabalhadores (PT) em Caruaru decidiram se unir visando o fortalecimento da sigla no município. As correntes lideradas por Leo Bulhões, atual presidente municipal, e Adilson Lira, ex-presidente do partido, selaram um pacto de unidade para disputar juntos as eleições internas, marcadas para o dia 6 de julho, durante o Processo de Eleição Direta (PED-2025).

A construção desse entendimento se deu após meses de diálogo. As conversas começaram em novembro de 2024, com o objetivo de formar uma chapa de consenso que garantisse maior coesão interna. A confirmação da aliança foi oficializada no último domingo (26), data limite para composição de chapas e ajustes no processo eleitoral do partido em âmbito municipal.

Apesar das tratativas para um entendimento mais amplo, uma das correntes internas optou por seguir caminho próprio e lançar uma chapa isolada para a disputa. Já os grupos CPTM, ligado a Leo Bulhões, e Via Trabalho, liderado por Adilson Lira — ambos alinhados à senadora Teresa Leitão — decidiram dividir a condução do partido em Caruaru pelos próximos quatro anos.

O acordo inclui não apenas a divisão proporcional dos espaços na direção partidária, mas também um revezamento na presidência ao longo do mandato. Além disso, os dois grupos se comprometeram a construir um plano de trabalho conjunto, com foco na defesa da democracia, no fortalecimento do PT e no enfrentamento à extrema-direita.

Entre as diretrizes do acordo estão:

  • Defesa do governo Lula e das políticas sociais implementadas pelo PT;
  • Fortalecimento da democracia interna e abertura do partido para participação ampla da militância;
  • Reforço na atuação junto aos movimentos sociais, sindicais e culturais;
  • Ampliação do diálogo com setores da economia local, visando justiça social e combate à concentração de renda;
  • Estabelecimento de ações de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras de Caruaru;
  • Construção de uma estratégia para ampliar a base eleitoral do partido, com vistas também à reeleição do presidente Lula em 2026.

Processo de eleição interna

O PED-2025 ocorrerá simultaneamente em cerca de 4 mil municípios em todo o Brasil, no dia 6 de julho, das 9h às 17h. Em Caruaru, a votação será na sede do Diretório Municipal, localizada na Avenida Dom Bosco, nº 174, bairro Maurício de Nassau. Na ocasião, os filiados escolherão, por meio de voto direto, os presidentes e os membros dos diretórios municipal, estadual e nacional do PT.

O resultado da eleição definirá os rumos do partido na cidade pelos próximos quatro anos.