Alexandre de Moraes autoriza mais quatro condenados pelo 8 de Janeiro a cumprirem pena em casa

Mário Flávio - 02.04.2025 às 10:31h

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a saída de mais quatro condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 para o regime de prisão domiciliar. A decisão foi tomada na última segunda-feira (31) e beneficia Leonardo Henrique Maia Gontijo, Isaias Ribeiro, Reginaldo Silveira e Kenedy Martins Colvello.

Os quatro foram condenados por participação direta nos ataques à sede dos Três Poderes, em Brasília, e passam agora a cumprir as penas em casa, com uso de tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas, como proibição de contato com outros investigados e de utilização de redes sociais.

Na última sexta-feira (28), Moraes já havia autorizado a transferência para o regime domiciliar de Jaime Junkes, de 66 anos, diagnosticado com câncer de próstata e que sofreu um infarto recentemente. Também foi beneficiada Débora Rodrigues dos Santos, conhecida por ter pichado a frase “Perdeu, mané” na estátua da Justiça, em frente ao STF.

As decisões do ministro seguem critérios técnicos, levando em conta condições de saúde e conduta dos réus após a condenação. As medidas fazem parte do processo de execução penal que atinge centenas de pessoas responsabilizadas pelos atos do 8 de Janeiro, cuja maioria recebeu penas que variam de 12 a 17 anos de prisão.