Alepe realiza Audiência Pública para debater Situação das trabalhadoras do Polo de Confecções do Agreste

Mário Flávio - 26.10.2021 às 08:26h

As Comissões da Mulher, de Cidadania e de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizarão, nesta terça, uma audiência pública conjunta que tratará sobre a situação das mulheres que trabalham no Polo de Confecções do Agreste. Considerado um dos maiores do país, este polo de confecção têxtil produz cerca de 800 milhões de peças de vestuário todos os anos, tanto para o comércio nacional quanto para o internacional.

Com o tema “Mulheres, Direitos Sociais e Trabalho: Uma Agenda das Mulheres da Economia Solidária do Polo de Confecção de Pernambuco”, o debate pretende contextualizar as formas de vida das mulheres que estão na informalidade. Questões como o alto número de trabalhadoras na informalidade, as condições das mulheres residentes na região – muitas ainda em situação de pobreza ou extrema pobreza – e a vulnerabilidade das que trabalham na cadeia produtiva como costureiras estarão no foco das discussões.

Foram convocadas para participar representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ( DIEESE), do SOS Corpo, da Central Única dos Trabalhadores (CUT e da Ação Coletiva Solidária de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e da Região Metropolitana do Recife. O Ministério Público do Trabalho e as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Mulher, além da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru, também deverão participar.

A audiência pública terá início às duas e meia da tarde e será transmitida pela TV Alepe e canal da Alepe no Youtube.