Deputados estaduais aprovam a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que antecipará a eleição da Mesa Diretora da Casa. Ao todo foram 41 votos a favor da proposta. A medida antecipa a eleição da Mesa para o segundo biênio (2025-2026), podendo haver uma nova eleição entre 1º de novembro e 1º de fevereiro de 2025. A matéria é de autoria do deputado estadual João Nadegi (PV).
“É mais uma demonstração de que a casa está unida e que está pensando muito mais em ajudar o Estado de Pernambuco do que em eleição, por mais paradoxal que seja”, afirmou o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos), relator da proposta.
De acordo com o relator, a qualquer momento a Mesa Diretora poderá convocar a eleição, no momento que achar necessário.
Segundo fonte em reserva, parlamentares correram para aprovar projeto temendo que presidente da CCJ, o deputado estadual Antonio Moraes (PP), não quisesse pautar a proposta.
Aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB), o parlamentar planejava disputar a eleição para presidência da Casa Joaquim Nabuco para o próximo biênio. Como Moraes era presidente da Comissão de Justiça da Assembleia, parlamentares temiam que ele barrasse a votação da proposta no colegiado. O progressista está em viagem para assistir a apresentação da Orquestra Criança Cidadã, no Vaticano. Com isso, os parlamentares aliados do atual presidente da ALEPE, Álvaro Porto (PSDB), aproveitaram a oportunidade para aprovar a PEC sem interferência de Moraes.
Nos bastidores, a avaliação é de que a gestão de Álvaro Porto fortaleceu a Casa e uniu os parlamentares, portanto, há um grupo consolidado que defende a sua reeleição e garantiu a aprovação da proposta.
Reportagem do Blog da Folha.