De acordo com as pesquisas que apontam vitória do SPD, de Olaf Scholz, o tema ambiental é o que está marcando as campanhas eleitorais. Especialistas acreditam que essas eleições deverão ser uma das mais concorridas dos últimos anos no país.
São três os candidatos que podem ocupar o lugar que vai ser deixado por Angela Merkel, que os Alemães devem decidir no próximo domingo (26). Nos últimos debates realizados o candidato considerado vencedor apontado pelas pesquisas após o fim dos embates, foi o atual ministro das Finanças no governo de coligação Olaf Sholz.
No entanto, seja qual for o vencedor, o novo chanceler precisará ter pelo menos três partidos para formar governo, já que dificilmente se repetirá a coligação que agora está no poder entre a CDU e o SPD.
De acordo com as regras eleitorais do país, os partidos precisam atingir 5% dos votos respeitando cláusula de barreira sobre a entrada na câmara de debates. Uma medida que visa evitar que partidos extremistas consigam eleger parlamentares.