Na entrevista desta quarta-feira (22) tivemos a presença do secretário do Trabalho, Qualificação e Emprego de Pernambuco, Alberes Lopes.
Ele começou destacando o programa Emprego PE, que visa ajudar na contratação de trabalhadores por empresas de vários setores. Basicamente, segundo o secretário, o programa trata da contratação de um a 30 funcionários nesta modalidade que o governo pagará até meio salário mínimo por trabalhador contratatado.
Esse programa tem a duração de seis meses e está orçado em cerca de R$ 70 milhões de reais e basta que as empresas estejam com o CNPJ, pois o secretário garantiu que a menor burocracia possível será aplicada neste programa.
Alberes disse que a pandemia não acabou, mas está sendo controlada em Pernambuco e que por isso o estado está crescendo o dobro do país neste momento. No entanto, ele enfatizou as dificuldades com a economia brasileira, principalmente no tocante a inflação e a crise econômica gerada pela pandemia.
Quanto à qualificação de jovens, ele disse que foi lançado o projeto ‘Novos Talentos’, que inclui capacitação na área de tecnologia, que visa aproximar o jovem do mercado de trabalho.
São mais de 500 cursos online e outros presenciais, alguns em parceria com o Senai.
Alberers voltou a cobrar da prefeitura de Caruaru que cuide do matadouro público, que fica nas imediações do aeroporto Oscar Laranjeira, pois segundo ele, há interferência de aves que sobrevoam a região e atrapalham os voôs diários.
Além disso, ele disse que esse é um ponto fundamental para a ampliação de voôs no aerporto para outras praças, entre elas, São Paulo.
E sobre o pacote de ações e anúncios de obras por parte do Governo do Estado, explicou que no mês de outubro o governador virá a Caruaru para lançar obras viárias, na área de saúde, entre outras.