Agreste de Pernambuco lidera redução de crimes patrimoniais e registra queda em homicídios em junho

Mário Flávio - 23.07.2025 às 22:16h

A região Agreste de Pernambuco apresentou o melhor desempenho do estado na redução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) no mês de junho de 2025. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), foram registradas 86 ocorrências a menos em comparação com o mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 13,6% nos índices desse tipo de crime.

O levantamento também indica que houve uma retração de 3,5% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs) na região durante o mês de junho. Com esse resultado, o Agreste alcançou a segunda melhor marca do ano nesse indicador e segue com um dos desempenhos mais consistentes na diminuição de homicídios em 2025. No acumulado do primeiro semestre, a redução nas mortes violentas chega a 12%, uma das mais expressivas da série histórica recente.

Para o diretor Integrado do Interior I da Polícia Militar, coronel Adriel Serafim, os números refletem o planejamento e o esforço das equipes em campo. “Os números do Agreste mostram a eficiência do trabalho que temos realizado com planejamento e ações integradas. As reduções são graças ao empenho dos nossos policiais, que estão nas ruas dia e noite com dedicação”, afirmou.

Na avaliação do diretor Integrado do Interior I da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Bruno Vital, os resultados são fruto de estratégias articuladas entre os diferentes órgãos de segurança. “Os dados refletem os esforços integrados das forças de Segurança Pública. Intensificamos operações, qualificamos as investigações e fortalecemos a presença das polícias em pontos estratégicos para reduzir delitos patrimoniais e crimes contra a vida”, destacou.

As estatísticas fazem parte do monitoramento contínuo realizado pela SDS e integram o conjunto de metas do programa Juntos pela Segurança, que busca ampliar a efetividade das ações policiais por meio de tecnologia, integração e investimentos na estrutura das corporações.