Adolescentes em semiliberdade concluem cursos nas áreas de farmácia e vendas

Mário Flávio - 07.06.2019 às 18:51h

Uma parceria interinstitucional está beneficiando adolescentes em semiliberdade no Agreste do Estado. Nesta semana, sete alunos concluíram cursos profissionalizantes ofertados por meio de uma articulação entre a Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, onde eles cumprem medida socioeducativa, o programa Governo Presente, desenvolvido pela gestão estadual, e a empresa privada Prepara Cursos. Além dos socioeducandos, uma agente socioeducativa também participou das atividades e receberá certificado.

Foram 16 horas/aula, com encontros semanais ao longo de dois meses. O curso de Atendimento em Vendas certificou quatro socioeducandos, e o de Atendimento em Farmácia, três adolescentes e a agente socioeducativa. Além de contar com a parceria privada, a oferta das aulas também foi fruto de articulações entre várias frentes do Governo do Estado, por meio da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude e administra a Casem Caruaru, e a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, responsável pelo Governo Presente.

“Os adolescentes concluintes estão saindo com um alto nível de competitividade no mercado, já que participaram de cursos que atendem às necessidades apontadas pelas empresas empregadoras”, disse a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, acrescentando que a inserção da agente socioeducativa foi um diferencial da ação. “Temos o projeto Cuidando do Cuidador e tentamos fazer com que nossos agentes socioeducativos não só acompanhem as atividades dos socioeducandos, mas também sejam incluídos no benefício prático daquela ação, seja uma capacitação, seja um certificado profissional”, completou.