Administração de Fernando de Noronha recebe Daniel Coelho para visitas no arquipélago

Lucas Medeiros - 14.04.2023 às 16:25h
(Imagem: Ray Evllyn)

Estreou, nessa quinta-feira (13), na Rádio FM Noronha, no programa Momentos de Alegria, o quadro Momento da Gestão, no qual os noronhenses vão poder acompanhar toda semana as novidades, ações e atividades da gestão pública do arquipélago nas áreas de infraestrutura, economia, saúde, educação, cultura, meio ambiente, turismo, entre outras. É mais um canal de comunicação da Administração de Fernando de Noronha com os moradores da ilha. Na estreia do quadro, os convidados foram a administradora Thallyta Figuerôa e o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania), que está no arquipélago realizando uma série de visitas técnicas.

Durante a entrevista, Thallyta e Daniel falaram dos desafios e das prioridades para Fernando de Noronha. A administradora fez um balanço dos primeiros meses de gestão da ilha e destacou a elaboração de um relatório de diagnóstico, que será entregue em breve à população de Noronha, por meio do Conselho Distrital e da Assembleia Popular Noronhense.

Desde o início da gestão, Thallyta e sua equipe vêm realizando visitas técnicas e reuniões periódicas para verificar de perto o que precisa ser melhorado e resolvido em Noronha. A administradora destacou a importância da construção de pontes e não de muros, e que o caminho é cuidar e acolher as pessoas da ilha. “Um lugar bom para se visitar, necessariamente precisa ser um lugar bom para morar. O nosso caminho é cuidar das pessoas, para que a gente possa construir uma Fernando de Noronha melhor do que aquela que encontramos”, ressaltou Thallyta.

Sobre o acordo de gestão integrada com o Governo Federal, a administradora informou que o objetivo é unir forças. “O acordo vem para oficializar aquilo que é competência, não muda nada do que é ordenamento, mas faz com que a gente consiga unir forças junto à União, através do ICMBio, para que a gente possa fortalecer o destino de Fernando de Noronha. Então, o acordo vem para trazer muitos ganhos, a longo prazo, sustentáveis”, frisou a administradora.

Daniel Coelho destacou as potencialidades turísticas de Fernando de Noronha e adiantou que haverá uma divulgação maior para promover o turismo no arquipélago, ressaltando as belezas naturais, que é o turismo mais seguro do país, que possui oito voos diários em aeronaves seguras e promover o ordenamento com sustentabilidade, respeito o meio ambiente com a participação dos moradores da ilha e do trade local. Falou também sobre a possibilidade de abrir uma loja de artesanato para promover a cultura de Pernambuco.

Visitas técnicas A administradora Thallyta Figuerôa, após a entrevista na rádio, acompanhou o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, nas visitas técnicas. Na agenda, estiveram, entre outros pontos, o Porto de Santo Antônio, o Aeroporto Governador Carlos Wilson, o Forte Noronha, na Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, bem como as principais vias do arquipélago.

Nada mais justo do que trazer os secretários para Fernando de Noronha, para que a gente possa pensar no que é melhor para ilha. A vinda de Daniel hoje é o início de uma série de visitas que vão existir com outros secretários, para cada um avaliar dentro da sua pasta, o que é possível fazer daquilo que encontramos”, destacou a administradora Thallyta Figuerôa.