13 de novembro de 2017 às 12h41min - Por Mário Flávio

As escolas da rede municipal de ensino de Caruaru contaram com a participação efetiva de cerca de 90% dos alunos na Prova Brasil que acontece a cada dois anos e tem como objetivo aferir o índice de avanço na educação, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Durante todo o ano letivo, os estudantes matriculados nas escolas municipais foram trabalhados pela Secretaria de Educação através de ações pedagógicas voltadas a importância do exame que é um indicador para auxiliar o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Os testes foram aplicados nos quintos e nonos anos do Ensino Fundamental e os discentes responderam questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática, na resolução de problemas.

Professores e gestores das turmas e das escolas avaliadas também responderam a questionários que coletaram dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. A coordenadora da Prova Brasil, no município, Rose Carvalho, o exame é mais um aliado para avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional. “A prova vai apontar indicadores para o desenvolvimento de políticas publicas, ou seja, a partir do resultado, as políticas públicas são redirecionadas”, ressaltou.

O resultado da Prova Brasil deve ser divulgado, em agosto do próximo ano.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro