Ação do Rotary beneficia moradores do Agreste

Mário Flávio - 10.05.2012 às 11:18h

Uma iniciativa social pela saúde vai movimentar a Capital do Agreste neste mês. É a primeira grande campanha do Rotaract Club Caruaru em prol da comunidade local, desde sua reativação, que visa divulgar o Dia Internacional da Cruz Vermelha (celebrado em 08 de Maio). Para tanto, a representatividade jovem, ligada ao Rotary Club, fará um evento, no Marco Zero, onde serão oferecidos serviços básicos de saúde como atendimento médico e procedimentos como cálculo de Índice de Massa Corpórea (I.M.C), aferição de pressão arterial, orientação sobre cuidados com a saúde bucal, fonoaudiologia, fisioterapia, taxa de glicemia, entre outras.

A ação ocorrerá no dia 12 de Maio e pretende atender a população da cidade e também da região. Criada em 1863, com a nomeclatura Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos, a Cruz Vermelha é uma organização humanitária, independente que atua promovendo proteção e assistência às vítimas da guerra e de outras situações de violência. A sede oficial é em Genebra, na Suíça, mas o órgão atua em centenas de países, como o Brasil, onde está instalada desde 1907. Nesses 105 anos de atuação, a Cruz Vermelha Brasileira já levou ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais, como secas, enchentes e terremotos, além de difundir os princípios fundamentais da organização, que incluem  humanidade, voluntariado, universalidade, entre outros.

Destacando esse último conceito, Caruaru é referência quando o assunto é o Intercâmbio de Jovens do Rotary. Atualmente, a cidade recebe sete representantes, da Áustria, Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França, México e Suíça. Eles também atuarão nessas atividades sociais, disseminando a internacionalidade da Cruz Vermelha. “O nosso objetivo é promover os benefícios que essa organização mundial traz a população dos cinco continentes. O Rotary também é uma entidade internacional e o Rotaract oferece suas forças para ajudar a população local, com essas orientações e serviços pró-saúde. Aliás, o Rotary está atento a essas questões e é uma das entidades responsáveis pelo combate e erradicação da Pólio no mundo, por exemplo”, destaca Daniel Mariano, presidente do Rotaract Caruaru.