Oito estados estão há tanto tempo sem chuvas que já atingiram os menores volumes desde 1980 — ano em que as medições começaram. São eles: Amazonas, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Piauí, Bahia e Sergipe.
Além da redução drástica e histórica dos níveis dos rios, milhares de moradores também estão sendo afetados por deslizamentos de terras e mortes de animais. Uma equipe de ministros do governo Lula liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin visitou a região e anunciou a antecipação do Bolsa Família e outros benefícios a moradores de cidades em emergência.
Só no Amazonas, são 40 cidades nessa situação — incluindo a capital Manaus, que ainda enfrenta o “pior mês de fogo no ano” sendo encoberta por uma nuvem de fumaça causada por queimadas.
A seca extrema na Amazônia pode impactar no clima de outros estados e até de outros países, já que o bioma atua como um regulador do clima e das chuvas. Veja aqui um antes e depois da estiagem na região. O El Niño e o aquecimento do Oceano Atlântico são apontados como responsáveis pelos níveis abaixo da média histórica dos principais rios da região.