14 de fevereiro de 2014 às 20h34min - Por Mário Flávio

20140214-202959.jpg

Em meio a tantos problemas enfrentados na atual legislatura, o vereador Romildo Oscar (PTN) deu um exemplo para os demais colegas de Câmara Municipal. Ele pediu para não mais fazer parte da Comissão de Ética da Câmara, que vai analisar a situação dos dez vereadores indiciados pela Operação Ponto. O motivo é bem simples, ele acha que devido a confusão que teve com Jajá (sem partido), não teria condições para julgar os demais pares.

O experiente vereador teve como base para tomar a decisão a coerência. Na opinião dele, qualquer decisão que tomasse a respeito do vereador Jajá, poderia ser interpretada de uma maneira diferente pela população e eleitores. Se votasse contra, iriam dizer que foi uma maneira de se vingar contra Jajá. Caso contrário, poderiam especular que estava tentando fazer média com o opositor. Partindo desse pressuposto de Romildo façamos uma análise sobre os principais cargos nessa Comissão.

O presidente é Ricardo Liberato (PSC). Ele é um dos mais citados pelos parlamentares indiciados e é acusado por vários de tentar fazer negociações. O relator é Marcelo Gomes (PSB). Filho do vice-prefeito de Caruaru, Jorge Gomes, que também é citado em alguns depoimentos. O secretário é Rozael do Divinópolis (Pros), que foi eleito pela oposição e mudou de lado. Diante desse quadro não seria melhor se os vereadores seguissem o exemplo de Romildo Oscar?

Após a investigação da Comissão de Ética, como será recebida pela sociedade uma cassação ou absolvição? Não é uma questão de duvidar da conduta dos membros da Comissão, mas do grau de envolvimento deles com o processo que culminou com a Operação Ponto Final.

PRAZO – Está marcada para a próxima terça-feira a segunda reunião da Comissão de Ética. A expectativa é que alguns documentos sejam apresentados para que uma linha de pensamento seja definida pelos membros da Comissão. A reunia vai ser a partir de 14h na sala das Comissões.

FECHADA – Os vereadores decidiram realizar a reunião da Comissão de Ética a portas fechadas. Uma decisão que deve ser respeitada, mas melhor seria que fosse aberta a imprensa e a população pudesse acompanhar ao vivo. Mas isso não deve ocorrer.

INQUÉRITO – A apresentação do inquérito da Operação Ponto Final 2 foi mais uma ducha de água fria nos vereadores indiciados pela Polícia Civil. Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM), Val das Rendeiras (Pros), Evandro Silva (PMDB) e Pastor Jadiel Nascimento (Pros) foram indiciados pelos crimes de corrupção e organização criminosa. Caso sejam condenados podem pegar até 30 anos de prisão.

DEFESA – A defesa pondera algumas colocações, disse que respeita o trabalho da Polícia Civil, mas vai questionar alguns pontos que considera frágil no inquérito. Para os advogados não ficou comprovado que houve o pagamento de dinheiro para que os vereadores Jadiel e Val das Rendeiras votassem a favor da criação da CPI da CGU.

PONTO FINAL 3 – Durante a coletiva de imprensa o delegado Erick Lessa foi questionado se haveria a possibilidade de uma nova Operação e se novas prisões poderiam ocorrer. O delegado não quis revelar detalhes, mas pelo que foi apresentado o ponto final parece que foi dado, cabendo agora a justiça julgar o caso.

SEGURANÇA – A segurança dos foliões no Carnaval de Bezerros foi tema de uma reunião para apresentação do esquema que vai garantir a tranquilidade durante os dias de folia na cidade. Secretaria de Turismo, Corpo de Bombeiros, Detran, Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal e Departamento de Trânsito de Bezerros (Debetrans) estiveram reunidos debatendo a melhor forma de implementação da segurança no Carnaval.

SUCESSÃO – Essa semana deve ser decisiva para a sucessão estadual. O governador Eduardo Campos (PSB) pode anunciar o nome do escolhido para ser o candidato indicado por ele ao governo de Pernambuco. A indefinição segue e o nome de Maurício Rands ganha força. No entanto, João Lyra e Fernando Bezerra Coelho ainda sonham com o apoio de Eduardo.

DENGUE – Entre os dias 17 a 21 deste mês, a Vigilância em Saúde promove o 1º Seminário do PNCD (Programa Nacional de Combate à Dengue), que será realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, das 7 às 13 horas. O seminário visa a capacitação do Agente de Combate as Endemias (ACE) e a qualificação das ações realizadas no PNCD Municipal.

AGRESTINA – No próximo domingo a Vila de Pé de Serra dos Mendes, distrito de Agrestina estará sendo contemplada com a entrega de Unidade de Saúde que passou por Reforma e Ampliação. A população será beneficiada com atendimento médico, nas seguintes modalidades: Clinico Geral, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Atendimento Bucal. A reforma é uma iniciativa do Governo Municipal e Secretaria de Saúde e tem como principal objetivo fortalecer a rede de serviços de saúde para população, principalmente aquelas que residem na zona rural. A solenidade está marcada para acontecer a partir das 15h, com a presença do Prefeito Thiago Nunes e Secretários do município.


Comentários


...

Mário Flávio

Jornalista & Blogueiro