O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira (05), a restauração do prédio-sede do Arquivo Público Estadual, no Centro do Recife. A reforma, que custou R$ 400 mil, possibilitou que o edifício voltasse a ter as formas e as cores originais de 1930. Além das intervenções físicas, o órgão também também passa por mudanças que proporcionarão mais velocidade e conectividade. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual assinou três termos de compromisso referentes à digitalização e à gestão dos documentos.
“O Arquivo Público de Pernambuco é uma memória viva do Estado, tendo um acervo muito grande da nossa história. Pela importância que tem, precisava passar por restaurações. E, agora, o Arquivo terá a oportunidade de estar integrado com o que está acontecendo no mundo. Tudo isso a partir da digitalização e das novas formas de arquivar”, pontuou Paulo Câmara, complementando que essa integração fará com que o órgão passe a ser mais acessível para a população.
O Arquivo Público passa a contar com convênio com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para compartilhamento de espaço de arquivamento (storage) do acervo digital do Arquivo. Com a Secretaria de Planejamento/ Instituto de Gestão, a parceria se dará na disponibilização de documentos para o acervo do Centro de Referência para a Memória Administrativa de Pernambuco. Já com a pasta de Ciência e Tecnologia, o convênio permitirá a inserção do Arquivo na Rede Nacional de Pesquisa (RNP) via cabeamento em fibra ótica.