Renan vira principal alvo de protestos 

Mário Flávio - 04.12.2016 às 23:22h


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teve a sua renúncia defendida por manifestantes que saíram às ruas, neste domingo (4), em diversas cidades brasileiras, entre elas o Recife, para defender o pacote anticorrupção do Ministério Público Federal.

O pacote contém um item que prevê a punição para juízes e promotores por abuso de autoridade. Renan é declaradamente a favor dessa iniciativa dizendo que ninguém pode estar acima da leia. Os manifestantes são contra.

Renan manobrou nos bastidores para que o pacote, já aprovado na Câmara Federal com várias modificações, fosse aprovado pelo Senado em “regime de urgência”, mas não conseguiu. Foram apenas 14 votos a favor da urgência e 44 contra.

Nos protestos deste domingo, convocados pelo movimento “Vem pra rua”, o nome do senador alagoano figurou em diversas faixas e cartazes. Uma delas, fotografada em Brasília, dizia “Fora Renan”.

O senador virou réu no STF na última sexta-feira por peculato e falsidade ideológica, e ainda responde a 11 inquéritos na Suprema Corte, a maioria deles por suposto envolvimento na Lava Jato, que ele considera uma operação “sagrada”.

No Recife, uma das faixas abertas na Avenida Boa Viagem declarava apoio à “PEC dos Gastos”, demonizada pelo PT, o PCdoB e representantes de movimentos sociais.