O segundo turno já começou e no próximo dia 30 de outubro o pleito eleitoral será finalizado. No entanto, em Caruaru pela primeira vez a cidade vai viver essa edpriexperiência num pleito municipal. A disputa será entre Raquel Lyra (PSDB) e Tony Gel (PMDB). Mas o clima de eleição, assim como no primeiro turno, começou morno e deve esquentar a partir dessa segunda-feira (10/10) com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Serão 70 min diários de inserções de 30” ou 60”, com o tempo dividido igualmente entre os dois candidatos. Deste modo, serão 35min para cada um. A distribuição será dada nos seguintes horários: das 05h às 11h; das 11h às 18h e das 18 às 24h, durante toda a semana.
Em Caruaru, atendendo requerimento conjunto das duas coligações que disputam o 2º turno das eleições, o Juiz Coordenador da Propaganda Eleitoral, Brasílio Guerra, efetivou uma redução no horário gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, diminuindo os dois blocos diários de propaganda de 20 para 10 minutos cada, com cinco minutos para Raquel e outros cinco para Tony.
Segundo o magistrado, o acordo firmado pelas coligações considerou uma distorção existente na Lei Eleitoral que prevê limites de gastos menores com propaganda eleitoral no 2º turno (30% do limite do 1º turno), enquanto o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, no 2º turno, aumentou de 90 para 110 minutos diários distribuídos entre apenas dois concorrentes.
O eleitor que não compareceu a sua seção eleitoral para votar no primeiro turno, mesmo que não tenha justificado a ausência, poderá votar normalmente no 2º turno das eleições. Após o encerramento do pleito, o eleitor que não votou e não justificou a ausência, terá o prazo de 60 dias, contados a partir do término das eleições, para se justificar perante o juiz eleitoral, conforme prevê o caput do art. 80 da Resolução TSE nº 21538/03.