Opinião – Salve São João do “Olho Gordo”! – por Victor Vargas*

Mário Flávio - 15.05.2013 às 17:55h

Conversei ontem (14/05) com dois personagens, dos inúmeros artistas das culturas populares de Caruaru, envolvidos com os Festejos Juninos nas últimas duas décadas – no mínimo! O primeiro foi o “Coroné” Cornélio – personagem inspirado no “Coroné Ludugero” – que, com a sua Carmosina, forma uma dupla típica e de muito bom humor de matutos engraçados com interpretações magníficas de personagens dos “Arraiais da Vida”. A dupla saiu de uma trupe teatral que apresentava um espetáculo de rua perfeito e espelho do imaginário popular do povo nordestino. Uma pena ter acabado tudo e só restado Cornélio e Carmosina – saudade de Mestre Jô Albuquerque – eterno prefeito do “País de Caruaru”. Vamos ao PAPORETO – o Coroné até ontem não sabia o que ia fazer no São João de Caruaru – pasmem!

O outro personagem é autoridade – vereador Edjailson da Caru Forró – olha só – sem dó, ré, mi, fá, sol, la, si, DÓ! Brincadeira! O vereador assina no nome parlamentar – CARU FORRÓ – tem mais de 20 anos de estrada – Pasmem – até ontem – terça 14 – não sabia onde a Banda CaruForró ia tocar no São João de Caruaru! Cadê Valdir, Heleno, Azulão e os demais astros e estrelas da Capital do Forró? Digaí – meu cumpadi Biu do Pife!

Moral da história – Israel, Petrúcio e Herbert – cadê o Boeing do Forró? Não adianta o Tabajara ter o Vicentinho na Zabumba se o violino do Esquerdinha não solar na trilha do Zé Gago! Afinal – onde é a Capital do Forró? – não creio em 171 – acredito no “Olho Gordo” do moço que apareceu do NADA tirando onda de Mago no País onde os solos do Pé de Bode ecoam na escadaria do Morro que é do Bom Jesus!

E aí? Não adianta dizer que a garotada gosta – a garotada gosta do que botar na mesa – só vejo olho gordo e estrela cadente no céu iluminado pela energia dos pifes, zabumbas e concertinas. Tô fora! Se vacilarem, o bicho vai pegar!

*Victor Vargas é jornalista