O Governo de Pernambuco definiu as empresas responsáveis pela organização dos novos concursos públicos da Polícia Militar (PMPE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Juntos, os três certames vão oferecer 3.205 vagas. Os editais devem ser publicados em breve.
A Fundação AOCP ficará responsável pelo concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, enquanto o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) organizará a seleção destinada à Polícia Civil.
Na Polícia Militar, serão oferecidas 1.320 vagas, das quais 70 para Oficial e 1.250 para Praça. Já o Corpo de Bombeiros terá 570 oportunidades, sendo 60 para Oficial e 510 para Praça.
A Polícia Civil contará com 1.315 vagas. O maior número será destinado ao cargo de Agente, com 1.200 oportunidades. Também serão disponibilizadas 70 vagas para Escrivão e 45 para Delegado.
Segundo a secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza, os concursos fazem parte da estratégia de recomposição dos quadros das forças estaduais de segurança.
“Esses novos concursos públicos vão contribuir para a recomposição e o fortalecimento dos efetivos do Estado. Estamos comprometidos a fazer que esses certames aconteçam no tempo certo, de maneira transparente e selecionando quadros de qualidade que reforçarão as forças de segurança estaduais”, afirmou.
Além das 3.205 vagas, o Governo de Pernambuco prepara um novo concurso para a Polícia Penal. A seleção está na fase de definição da banca organizadora e deverá oferecer outras 700 vagas.
Com a inclusão da Polícia Penal, os concursos anunciados pelo Estado somam 3.905 oportunidades destinadas ao reforço dos efetivos da segurança pública pernambucana.

