Múltipla: Marília em primeiro e Mendonça já pontua em terceiro para o Senado

Mário Flávio - 12.08.2026 às 10:34h

Marília Arraes aparece na liderança da disputa pelas duas vagas de Pernambuco no Senado Federal e Mendonça Filho já surge na terceira colocação, segundo nova pesquisa do Instituto Múltipla, realizada entre os dias 8 e 11 de agosto e contratada pelo Blog do Nill Júnior.

No cenário estimulado, em que cada entrevistado poderia indicar até dois nomes, Marília alcança 27% das citações. O senador Humberto Costa aparece em segundo, com 19%, enquanto Mendonça Filho registra 15% e ocupa a terceira posição. Na sequência, Eduardo da Fonte tem 14% e Túlio Gadêlha aparece com 6%.

Os demais nomes testados tiveram 1% ou menos das citações: Carlos Sant’Anna, Gilvan Costa, José Mariano, Paulo Rubem Santiago e Samuel Timóteo. Outros candidatos somaram 1%.

O levantamento revela ainda um elevado grau de indefinição entre os eleitores pernambucanos. Para as duas vagas, 26% não opinaram ou se declararam indecisos, enquanto 21% apontaram branco ou nulo. Em relação à segunda vaga, especificamente, 13% estão indecisos ou não opinaram e 7% indicaram branco ou nulo.

O cenário mostra uma disputa ainda aberta, especialmente porque cada eleitor poderá escolher dois candidatos em outubro. A liderança de Marília, a presença de Humberto Costa na segunda colocação e a chegada de Mendonça Filho ao terceiro lugar configuram o atual retrato da corrida pelas duas cadeiras pernambucanas no Senado.

A pesquisa ouviu 900 entrevistados em todas as regiões de Pernambuco, entre os dias 8 e 11 de agosto. A margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os números PE-06344/2026 e BR-04244/2026.