Anderson vai ao Palácio e discute estratégia de aliados do PL em favor de Raquel Lyra

Mário Flávio - 06.08.2026 às 19:05h

Com informações do Blog do Dantas Barreto

Apesar de sustentar o discurso de independência nas eleições de 2026 em Pernambuco, a direção estadual do PL participou, nesta quinta-feira (6), de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas para tratar de estratégias eleitorais envolvendo prefeitos aliados da governadora Raquel Lyra (PSD).

O encontro ocorreu na Secretaria da Casa Civil e contou com a presença do presidente estadual do PL e candidato a deputado federal, Anderson Ferreira, além do deputado federal e candidato a deputado estadual André Ferreira. Ao Blog Dantas Barreto, Anderson afirmou que a pauta foi voltada à organização das ações nos municípios onde há apoio simultâneo às candidaturas do PL e da governadora.

“Temos 17 prefeitos que votam em mim, em André Ferreira e também na governadora. Fomos discutir sobre estratégias que serão adotadas em cada cidade. A gente vai dar a largada e essas conversas fazem parte, para que os prefeitos também tenham apoio”, declarou.

Segundo Anderson, o partido mantém uma boa relação política com Raquel Lyra, embora tenha optado por lançar candidatura própria ao Senado, com Mendonça Filho. A primeira suplente da chapa é Adriana Ferreira, irmã de Anderson. Entre os prefeitos do PL, a única exceção no apoio ao Governo do Estado é Mari Gouveia, de Escada, que apoia João Campos (PSB) para governador.

O movimento ocorre no mesmo dia em que Mendonça Filho recebeu o apoio oficial do Podemos Pernambuco. Embora o partido integre a base governista, decidiu apoiar a candidatura de Mendonça ao Senado, além de Eduardo da Fonte (PP), deixando de fora o outro candidato da chapa majoritária de Raquel, Túlio Gadêlha (PSD).

Em entrevista ao SBT News, a governadora Raquel Lyra afirmou respeitar a candidatura de Mendonça Filho, mas reforçou que os candidatos ao Senado da sua chapa são Túlio Gadêlha e Eduardo da Fonte. Mesmo assim, Mendonça tem declarado que fará campanha pedindo votos para a reeleição da governadora, evidenciando a complexidade das alianças políticas em Pernambuco nesta eleição.