Silvio Costa Filho é escolhido novo líder da Maioria na Câmara dos Deputados

Mário Flávio - 25.06.2026 às 09:47h

O deputado federal Silvio Costa Filho foi escolhido para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados, passando a comandar um bloco suprapartidário formado por quase 300 parlamentares. A indicação reforça o protagonismo político do pernambucano no Congresso Nacional e consolida sua posição como uma das principais lideranças da atual legislatura.

A pouco menos de dois meses de deixar o Ministério de Portos e Aeroportos, Silvio assume uma nova missão estratégica na Câmara em um momento considerado importante para a articulação de pautas de interesse nacional. Reconhecido pela capacidade de diálogo, construção de consensos e articulação política, o parlamentar chega ao posto com a responsabilidade de fortalecer a interlocução entre as diferentes forças políticas da Casa.

A escolha ocorre em meio a uma sequência de reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pelo deputado. Na semana passada, ele voltou a ser apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2026, destacando sua atuação na articulação política e na construção de entendimentos entre diferentes setores.

Ao comentar a indicação, Silvio Costa Filho agradeceu a confiança recebida dos parlamentares e do presidente da Câmara, Hugo Motta.

“Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”, afirmou o parlamentar, que passa a comandar o bloco a partir da próxima semana, após reunião de líderes.

O novo líder ressaltou que pretende atuar na construção de consensos para garantir o avanço de matérias consideradas prioritárias para o desenvolvimento do país.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, declarou.

A indicação de Silvio Costa Filho para a liderança da Maioria reforça uma trajetória marcada pela capacidade de diálogo entre diferentes campos políticos e pela busca de soluções em favor do interesse público. Com a nova função, o parlamentar amplia sua influência no Congresso Nacional e passa a ocupar uma posição central nas articulações políticas da Câmara dos Deputados.