O prefeito do Recife, Victor Marques, anunciou nesta segunda-feira (1º) mudanças na equipe de governo. As alterações atingem a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e a presidência da Empresa Municipal de Informática (Emprel), órgãos considerados estratégicos para a gestão municipal.
Pelas mudanças, o atual secretário de Planejamento e Gestão, Jorge Vieira, passa a comandar a Emprel, empresa responsável pelas ações de tecnologia, inovação e transformação digital da Prefeitura do Recife. Para assumir a Seplag, foi escolhida Mariana Suassuna, que até então exercia a função de secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Recife.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais do prefeito, que classificou as mudanças como “ajustes na escalação do secretariado” e utilizou uma comparação com o futebol para explicar a renovação da equipe.
“É fôlego novo entrando em campo para manter o ritmo lá em cima no campeonato mais importante de todos, que é cuidar do Recife”, escreveu Victor Marques.
Segundo o prefeito, as nomeações serão oficializadas na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Recife.
Experiência na gestão pública
Nova titular da Seplag, Mariana Suassuna é bacharela em Direito pela Universidade Vila Velha (UVV) e possui pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com mais de 18 anos de experiência em gestão estratégica e governança no setor público, ela já atuou como gerente-geral de Gestão Estratégica na própria Secretaria de Planejamento do Recife e, mais recentemente, ocupava o cargo de secretária-executiva de Coordenação Geral da Saúde municipal.
Ao longo da carreira, Mariana também exerceu funções de destaque no Governo de Pernambuco, incluindo os cargos de secretária-geral da presidência da Compesa, gerente-geral de Planejamento da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, gerente-geral do Prodetur Nacional Pernambuco e diretora de Planejamento e Gestão do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Ela também integrou a equipe da Empetur.
Jorge Vieira assume a Emprel
Já Jorge Vieira é administrador de empresas formado pela Universidade de Pernambuco (UPE) e possui mestrado pela Cranfield School of Management, na Inglaterra. Auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, acumulou passagens por diversas áreas da administração pública estadual e municipal.
No Governo do Estado, atuou como secretário-executivo de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde e secretário-executivo de Gestão Estratégica da Secretaria de Planejamento e Gestão. Na Prefeitura do Recife, já comandou as secretarias de Educação, Política Urbana e Licenciamento, além da própria Secretaria de Planejamento e Gestão. Também foi diretor de Administração e Finanças de Suape.
