Antônio Moraes diz que bateu “desespero na oposição a Raquel Lyra”

Mário Flávio - 26.05.2026 às 08:20h

O deputado estadual Antônio Moraes voltou a reforçar o apoio à governadora Raquel Lyra e afirmou que o crescimento da gestora nas pesquisas eleitorais tem provocado “desespero” na oposição. A declaração foi dada durante entrevista concedida nesta segunda-feira (25) à Rádio Folha.

Vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Moraes explicou que a decisão de deixar o PP e ingressar no PSD ocorreu após o partido, inicialmente, sinalizar que não apoiaria a reeleição de Raquel Lyra. Segundo ele, não faria sentido permanecer em uma legenda que se colocava contra uma gestão que, em sua avaliação, vem realizando importantes investimentos no estado, sobretudo na Mata Norte, principal base eleitoral do parlamentar.

Entre as ações destacadas por Antônio Moraes estão obras de recuperação da malha viária, construção de creches, moradias populares e cozinhas comunitárias. O deputado afirmou que muitas dessas intervenções foram fruto de pleitos apresentados por ele ao governo estadual. Apesar de o PP posteriormente ter recuado e anunciado apoio à governadora, Moraes disse que já havia trabalhado internamente para aproximar a legenda do palanque governista.

O parlamentar também comentou o aumento das críticas da oposição ao governo estadual nos últimos dias. Para ele, os ataques cresceram justamente após Raquel Lyra começar a aparecer à frente do prefeito do Recife, João Campos, em levantamentos eleitorais divulgados recentemente.

Moraes criticou os pedidos de auditoria e denúncias apresentados por deputados oposicionistas contra obras em andamento do Governo do Estado. Como exemplo, citou o projeto do Arco Metropolitano, considerado uma das maiores intervenções estruturadoras em execução em Pernambuco.

“O dinheiro está em caixa, mas ninguém paga 100% da obra de uma vez. Os pagamentos são feitos à medida em que a obra avança. E a governadora tem a virtude de só iniciar obras quando já dispõe de todo o dinheiro necessário, evitando que fiquem apenas no papel”, afirmou.

Sobre o cenário eleitoral, Antônio Moraes avaliou que a ausência de uma terceira via pode levar tanto a disputa presidencial quanto a estadual a serem definidas já no primeiro turno. Ele também comentou o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas e observou que Pernambuco tradicionalmente vive eleições acirradas.

O deputado ainda saiu em defesa da honestidade da governadora, afirmando que não há questionamentos contra Raquel Lyra e destacando o apoio majoritário que ela possui atualmente na Alepe. Segundo Moraes, isso garante maior tranquilidade política para a gestora conduzir a administração estadual.

Ao comentar comparações feitas pela oposição entre a atual gestão e governos anteriores do PSB, o parlamentar afirmou que isso demonstra fragilidade dos adversários. Moraes citou o ex-governador Paulo Câmara e avaliou que Pernambuco enfrentou dificuldades financeiras em gestões passadas. Em contrapartida, elogiou a postura de Raquel Lyra por buscar diálogo institucional com o governo federal logo no início do mandato.

Foto: Leôncio Francisco/Divulgação