A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanhou nesta sexta-feira (15) a entrega da primeira etapa do Projeto Noronha Verde, iniciativa da Neoenergia Pernambuco em parceria com o Governo do Estado. O projeto marca um novo momento da transição energética em Fernando de Noronha e representa um dos maiores investimentos já realizados para substituir gradualmente a geração de energia baseada em combustíveis fósseis por fontes renováveis.
A agenda contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause.
“O dia de hoje marca o avanço na transição energética e na descarbonização de Fernando de Noronha. A Usina Noronha Verde anda ao lado do propósito do Governo de Pernambuco com a sustentabilidade, incentivando a geração de energia limpa. Um lugar só pode ser bom para os seus visitantes quando é bom para seus moradores”, afirmou Raquel Lyra.
Atualmente, a maior parte da energia consumida no arquipélago é gerada por biodiesel, por meio da Usina Tubarão. Com a implantação da usina solar, a expectativa é reduzir significativamente a emissão de carbono e ampliar a segurança energética da ilha.
Nesta primeira fase, foram instaladas 4.800 placas solares e iniciados os testes de injeção de energia na rede elétrica local. A etapa entregue corresponde a 15% da planta total prevista para o projeto.
A vice-governadora Priscila Krause destacou o simbolismo da iniciativa para o futuro do arquipélago.
“Transformar Fernando de Noronha em exemplo mundial de transição energética passa por uma escolha ética que garante nosso presente e, mais ainda, nosso futuro”, declarou.
Quando estiver totalmente concluída, até o início de 2027, a Usina Solar Noronha Verde contará com mais de 30 mil painéis solares e investimento superior a R$ 350 milhões. A estrutura terá capacidade de geração de 22 MWp e contará com sistemas avançados de armazenamento em baterias, com capacidade de 49 MWh.
O volume de energia produzido será equivalente ao consumo de aproximadamente 9 mil residências no continente.
A secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Nathalie Ribeiro, ressaltou a importância da obra.
“Estamos mudando a história de Fernando de Noronha hoje. A população da ilha é muito grata por todo o cuidado e atenção do Governo do Estado”, afirmou.
O diretor-presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, destacou que a entrega da primeira fase reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Além da redução da emissão de carbono, o projeto deve proporcionar maior estabilidade no fornecimento de energia, especialmente nos períodos de maior fluxo turístico, reduzindo a dependência de combustíveis transportados do continente.
O administrador do arquipélago, Virgílio Oliveira, destacou que o projeto também representa um ganho importante em infraestrutura para moradores e visitantes.
O Noronha Verde conta com parceria do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, e teve o licenciamento ambiental conduzido pela Agência Estadual de Meio Ambiente, com anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Visita à unidade de resíduos sólidos
Ainda em Fernando de Noronha, Raquel Lyra visitou a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTR) operada pela Ambipar, responsável pela coleta e destinação dos resíduos gerados no arquipélago pelos próximos cinco anos. A visita integrou a agenda da governadora voltada para ações de sustentabilidade e infraestrutura ambiental na ilha.
