
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira (12) mostra que quatro nomes despontam como favoritos para disputar o Senado Federal por Pernambuco nas eleições de 2026: Humberto Costa (PT), Miguel Coelho (União), Gilson Machado (PL) e Eduardo da Fonte (PP). No próximo pleito, serão eleitos dois senadores por estado, o que coloca 54 das 81 cadeiras da Casa em disputa.
No primeiro cenário testado, Humberto Costa lidera com 43,2% das intenções de voto, seguido por Miguel Coelho, com 36,7%. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) aparece com 28,4%, enquanto o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), registra 20,5%. Eleitores que não votariam em nenhum dos nomes somam 18,5%, e 5,8% não souberam ou não opinaram.
No segundo cenário, Humberto Costa mantém os 43,2% e Eduardo da Fonte surge em segundo lugar, com 32%. Gilson Machado marca 28,6%, Silvio Costa Filho tem 20,3%, 18,1% rejeitam todos os nomes apresentados e 6,5% não souberam ou não responderam.
De acordo com o instituto, os entrevistados puderam citar até dois candidatos. A pesquisa ouviu 1.510 pessoas em 62 municípios de Pernambuco entre 1º e 5 de agosto, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. Os mandatos de senador têm duração de oito anos, e os parlamentares podem disputar a reeleição.