Alepe celebra 78 anos do PSB e os 60 anos de Eduardo Campos em sessão solene

Mário Flávio - 12.08.2025 às 08:58h

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta segunda-feira (11), uma sessão solene em homenagem aos 78 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ao aniversário de 60 anos do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014). A iniciativa, proposta pelos deputados Sileno Guedes (PSB) e Diogo Moraes (PSB), reuniu autoridades, lideranças políticas e militantes de várias regiões do estado. O ato fez parte de uma série de atividades que marcam, ao longo de agosto, datas simbólicas para a trajetória do partido e de seus principais líderes.

Durante a cerimônia, os discursos destacaram a ligação entre a história do PSB e a de Eduardo Campos. O prefeito do Recife e presidente nacional da legenda, João Campos, afirmou que o pai “irradia vida mesmo depois da vida” e que, mais do que tristeza, sua memória deve ser fonte de inspiração. “Hoje a gente pode relembrar aqueles que verdadeiramente lutaram de forma honrada, patriótica, as lutas mais importantes das causas populares”, disse. Ele também reforçou a meta de consolidar o PSB como “o maior partido da centro-esquerda brasileira” e citou os exemplos de seu pai e de seu bisavô, Miguel Arraes (1916-2005), como referências para conduzir a sigla nacionalmente.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), ressaltou o respeito que Eduardo mantinha com diferentes campos políticos e afirmou que sua gestão foi marcada por inovação, desenvolvimento e políticas sociais que mudaram realidades em Pernambuco. Já o deputado Sileno Guedes destacou a capacidade de renovação do partido, exaltando João Campos como liderança para o futuro. O deputado Diogo Moraes lembrou a trajetória de Eduardo como parlamentar, ministro e governador, reforçando que “homens como Eduardo não pertencem apenas ao seu tempo, mas à história”.

As homenagens também se estendem a Brasília. Na semana passada, foi aberta a exposição “Ciclos de Coragem: duas gerações, um só compromisso”, que relembra os 20 anos da morte de Miguel Arraes e os 60 anos de Eduardo Campos. Já nesta quarta-feira (13), uma missa e uma sessão solene na Câmara dos Deputados marcarão a memória dos dois ex-governadores.