Raquel Lyra se reúne com Lula e governadores do Nordeste para debater impactos do tarifaço dos EUA

Mário Flávio - 05.08.2025 às 19:33h

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), participou nesta terça-feira (5), em Brasília, da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecida como Conselhão. O encontro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reuniu governadores do Consórcio Nordeste e autoridades federais para discutir os impactos do tarifaço anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, com foco na busca de soluções emergenciais para o setor produtivo.

Durante a reunião, os governadores nordestinos manifestaram preocupação com os efeitos da sobretaxa americana sobre setores como frutas, açúcar, pescados, mel, sal e minérios — produtos com forte presença na balança comercial da região e responsáveis por milhares de empregos.

“Estou junto com todos os governadores do Nordeste intensificando o diálogo para encontrarmos soluções que minimizem o impacto das sobretarifas previstas para serem impostas pelo governo norte-americano ou até que elas sejam evitadas. Nosso trabalho é garantir a solidariedade ao empresariado e a manutenção dos nossos empregos, principalmente na produção de frutas e do açúcar, que são bastante fortes no nosso Estado”, afirmou Raquel Lyra.

O presidente Lula reforçou que o governo federal utilizará todos os mecanismos legais para defender os interesses do país. “A começar pela Organização Mundial do Comércio. O governo já vinha atuando para fortalecer o nosso comércio exterior e gerar novas oportunidades para empresas nacionais”, declarou.

Desde o anúncio do tarifaço, o Governo de Pernambuco tem promovido encontros com lideranças empresariais para debater os impactos e propor medidas mitigadoras. Na semana passada, a gestão estadual encaminhou três propostas de apoio ao governo federal:
1. Linhas emergenciais de crédito via Banco do Nordeste (BNB) para os setores mais atingidos;
2. Medidas compensatórias, como estímulo à diversificação de mercados e políticas de apoio à exportação;
3. Proteção e promoção dos interesses do Nordeste nas negociações diplomáticas com os Estados Unidos.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, também esteve presente e reforçou a importância da articulação conjunta: “O Brasil é o grande protagonista da segurança alimentar. A orientação do presidente Lula tem sido a negociação e o diálogo. Nós vamos trabalhar para reverter esse processo e, além disso, apoiar as empresas, o emprego, o setor produtivo e abrir novos mercados”, declarou.

Reunião com Haddad

Ainda na capital federal, Raquel Lyra se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar de alternativas financeiras e operacionais que garantam compensações aos estados diante das possíveis perdas provocadas pelas novas tarifas.

A preocupação de Pernambuco se estende especialmente às pequenas e médias empresas que atuam no comércio exterior, fundamentais para a economia do estado e da região. A governadora reforçou que continuará atuando em conjunto com o governo federal e demais estados nordestinos para proteger empregos e impulsionar a recuperação dos setores atingidos.