A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) vai iniciar, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dois estudos técnicos voltados à implantação e requalificação de trechos ferroviários estratégicos em Pernambuco. Os projetos integram o esforço do Governo Federal para ampliar a malha logística da Região Nordeste e reforçar a competitividade dos arranjos produtivos locais.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O primeiro estudo prevê a reativação de um ramal ferroviário de transporte de passageiros entre Recife e Caruaru, no Agreste. A linha teria cerca de 120 quilômetros de extensão e resgataria um traçado histórico já pensado no século XIX. O estudo buscará avaliar a viabilidade de aproveitar a estrutura existente ou, se necessário, propor a construção de uma nova linha.
Segundo Danilo Cabral, o projeto tem forte impacto para a mobilidade e o desenvolvimento regional. “É uma ação importante por envolver o polo têxtil, de confecções, além de contribuir significativamente do ponto de vista do turismo e melhorar a mobilidade da BR-232”, afirmou.
A proposta dialoga com iniciativas do Governo Federal para estimular o transporte ferroviário de passageiros no Nordeste. Entre os projetos em análise estão os trechos Salvador–Feira de Santana (BA), Fortaleza–Sobral (CE) e São Luís–Itapecuru Mirim (MA), sob coordenação do Ministério dos Transportes e da empresa Infra S.A.
O segundo estudo da Sudene tem foco no transporte de cargas e prevê a instalação ou requalificação de um ramal de aproximadamente 250 km ligando Petrolina a Salgueiro, no Sertão. A proposta busca melhorar o escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco, especialmente a fruticultura irrigada, com integração à malha da Transnordestina e conexão aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE).
Petrolina é considerada ponto estratégico por sua posição às margens do Rio São Francisco, com mais de 1.300 km navegáveis, enquanto Salgueiro é um entreposto logístico por onde passam as BRs 232 e 116, além de ser ponto de ligação com a ferrovia Transnordestina.
“Ao conectar Petrolina a Salgueiro, aumentamos o potencial de integrar os arranjos produtivos locais a outros mercados, inclusive internacionais. Isso reduz custos logísticos e amplia a competitividade da economia nordestina”, destacou Danilo Cabral. Segundo ele, o transporte ferroviário pode representar redução de até 40% nos custos logísticos em comparação ao modal rodoviário.
A formalização da parceria com a UFPE deve ocorrer nas próximas semanas, e os estudos têm previsão de conclusão até o primeiro trimestre de 2026.
