
De 13 a 19 de julho, o Recife se transforma no principal palco da ciência no país com a realização da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento, considerado o maior da área na América Latina, será sediado no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e trará para a capital pernambucana uma programação intensa e diversificada, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Durante sete dias, a cidade abrigará a ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que acompanha tradicionalmente a programação da SBPC. O evento reunirá 27 das 29 instituições vinculadas ao MCTI, além de institutos de pesquisa, agências de fomento e empresas do setor tecnológico, apresentando seus principais projetos, pesquisas e resultados.
A exposição foi pensada para agradar a públicos de todas as idades, com atividades interativas e lúdicas. Os visitantes poderão conhecer, por exemplo, projetos que envolvem desde a preservação da biodiversidade amazônica ao monitoramento de desastres naturais, passando por temas como inteligência artificial, tecnologias espaciais, agricultura sustentável e até o uso da palma forrageira como alimento humano.
Um dos destaques da programação é o Planetário Inflável do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), que simula o céu noturno visto da Terra sem interferência de poluição ou luz artificial, proporcionando ao público uma experiência imersiva e educativa sobre o universo.
Outro projeto de destaque é o do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), sediado no Recife. A instituição apresentará sua atuação na produção de mudas micropropagadas por meio da cultura de tecidos vegetais. As plantas são desenvolvidas na Biofábrica Governador Miguel Arraes e destinam-se ao fortalecimento da agricultura sustentável no Nordeste, com mudas resistentes, de alta qualidade e livres de pragas e doenças.
A ExpoT&C também contará com uma programação de palestras e debates, além de uma exposição comemorativa aos 40 anos do MCTI. O Ministério estará ainda presente na SBPC Jovem, voltada para estudantes e professores da educação básica, com destaque para o programa Pop Ciência, dedicado à popularização da ciência no Brasil.
Com entrada gratuita, a exposição ficará aberta ao público de segunda a sábado, recebendo grupos escolares e também visitantes em geral. A expectativa é que o evento reforce o papel estratégico da ciência para o desenvolvimento do país e amplie o acesso da população à produção científica nacional.
Durante a semana, Recife será não apenas a capital de Pernambuco, mas também a Capital da Ciência Brasileira. A atuação da ministra Luciana Santos no comando do MCTI tem sido marcada pelo fortalecimento da pesquisa nacional, da inovação e da popularização da ciência. Pernambucana e à frente de uma das pastas estratégicas do governo federal, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação participou, no domingo (13), da Sessão Solene de abertura da 77ª Reunião Anual da SBPC. A cerimônia foi realizada às 17h30, no Teatro do Parque, que fica localizado na Rua do Hospício, 81 – Boa Vista, Recife.
A ministra também cumpre quatro agendas de destaque na programação geral do evento. A primeira é a abertura da ExpoT&C, montada na UFRPE, na segunda-feira (14), às 8h. Em seguida, ela realiza a Conferência, tradição reservada aos titulares do MCTI, às 10h. Ainda na segunda, participa da Sessão Especial em homenagem aos 40 anos do MCTI. O ato ocorrerá no Salão Nobre, localizado no prédio central da Reitoria. A ministra também marca presença em mesa da SBPC Mulher, uma das novidades este ano que abordará questões de gênero, raça/etnia, classe social, geração entre outras, nas suas relações com as políticas públicas, especialmente de educação, ciência e tecnologia.