Festival Pernambuco Meu País 2025 será ampliado e chega a 10 cidades do Agreste e Sertão

Mário Flávio - 11.07.2025 às 14:01h

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (11), a nova edição do Festival Pernambuco Meu País, que será ampliado em 2025 e chegará a 10 municípios do Agreste e Sertão. O evento acontece entre os dias 25 de julho e 7 de setembro e contará com mais de 900 ações gratuitas, entre shows, espetáculos, feiras de artesanato, mostras fotográficas, oficinas e atividades voltadas às diversas expressões da cultura popular. Para esta edição, o Estado vai investir mais de R$ 30 milhões.

A governadora Raquel Lyra destacou que o objetivo é interiorizar a cultura e movimentar a economia criativa nas regiões contempladas. “Vamos realizar um festival ainda maior, integrando os municípios e suas tradições. A programação vai desde cortejos populares até grandes shows, passando por oficinas, exposições e ações formativas. Pernambuco será, mais uma vez, o país da cultura”, afirmou.

A programação será integrada a eventos já tradicionais, como a Festa dos Estudantes em Triunfo, o Festival Café Cultural em Taquaritinga do Norte e o Festival do Frio do Vitorino em Riacho das Almas. Outras cidades que receberão o festival são: Salgueiro, Buíque, Bezerros (Serra Negra), Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru. Em todas elas, serão montados palcos temáticos e estruturadas ações em linguagens diversas, como música, artes visuais, dança, literatura, teatro, gastronomia, circo, moda e culturas populares.

A secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula, reforçou a proposta de descentralizar o acesso à produção cultural. “A gente está integrando o festival às festas das cidades e ao mesmo tempo levando ações para as comunidades mais afastadas das sedes. É um modelo descentralizado que fortalece a identidade cultural de cada região”, afirmou.

Entre os nomes confirmados para os palcos principais estão Xande de Pilares, BaianaSystem, Silva, Iza, Criolo, Alcione, Lenine, Zeca Baleiro, Roberta Sá, Tiago Iorc, Fábio Jr, Xamã, Hungria, Mastruz com Leite, Limão com Mel, entre outros. A programação contempla também grupos populares, como maracatus, escolas de samba, blocos carnavalescos e manifestações de tradição oral.

Este ano, o festival homenageia o ceramista caruaruense Mestre Manuel Eudócio (in memoriam), a mestra do coco Severina Lopes, de Arcoverde, e o rabequeiro e folclorista Mestre Salustiano (in memoriam). “Fico feliz em ver o nosso coco e a nossa cultura popular sendo valorizados. Estarei em Arcoverde e espero que todos assistam ao nosso Coco Raízes com muito amor”, declarou Severina.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, explicou que o festival tem impacto direto na economia das cidades-sede. “A cultura movimenta restaurantes, pousadas, comércio local e gera renda. Estamos falando de cultura como vetor de desenvolvimento”, pontuou.

O festival contará ainda com a Trupe Pernambuco Meu País, grupo mambembe que chega às cidades nas quintas-feiras com atividades de rua, e o FormaPE, que promove oficinas e workshops a partir das quartas-feiras.

Estiveram presentes ao lançamento autoridades como a vice-governadora Priscila Krause, os deputados estaduais João Paulo e Joãozinho Tenório, os prefeitos Dió Filho (Riacho das Almas), Lucielle Laurentino (Bezerros), Padre Joselito (Gravatá), Marcos Cacique (Pesqueira) e Fabinho Lisandro (Salgueiro), além de representantes da Empetur, Adepe, DER, Porto do Recife e Grande Recife Consórcio de Transporte.

A expectativa é que o Pernambuco Meu País 2025 seja um dos maiores festivais de cultura popular do Brasil neste segundo semestre, com forte presença de artistas locais e nacionais, unindo tradição, diversidade e inovação em todas as regiões contempladas.

Foto: Miva Filho / Secom