MBL atinge número mínimo de assinaturas e avança na criação de novo partido político

Mário Flávio - 26.06.2025 às 16:42h

O Movimento Brasil Livre (MBL) deu um passo decisivo em seu projeto de formalizar uma legenda partidária própria. Na tarde desta quinta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou as assinaturas necessárias para que o grupo protocole oficialmente o pedido de registro de seu partido, que utilizará o número 14 nas urnas e será batizado como Missão.

De acordo com o Sistema de Apoiamento a Partido em Formação (SAPF), da própria Justiça Eleitoral, o MBL superou o mínimo exigido de 547.042 assinaturas, alcançando 547.110 apoios validados. A partir dessa etapa, o grupo poderá encaminhar ao TSE o estatuto do partido e o registro do diretório nacional — documentos que, após aprovados, tornarão o Missão o 30º partido oficialmente registrado no Brasil. A última legenda a obter esse reconhecimento foi a Unidade Popular, em 2023.

O processo de criação da nova sigla começou em 2023, com o objetivo de unificar os integrantes do MBL, atualmente filiados a partidos distintos como União Brasil e Novo. A estratégia visa consolidar uma identidade própria e ampliar a influência política do grupo, conhecido por sua atuação nas redes sociais e no Congresso.

Foco em 2026: partido quer lançar candidato à Presidência

Com a homologação das assinaturas, o MBL corre contra o tempo para concluir os trâmites legais antes das eleições de 2026. A ideia é disputar o pleito com candidatos ao Executivo e ao Legislativo, incluindo a possibilidade de uma candidatura própria à Presidência da República. Para isso, uma prévia interna deve ser organizada para definir o nome que representará o novo partido na corrida presidencial.

Embora o acesso ao fundo eleitoral seja inicialmente reduzido — já que a distribuição dos recursos leva em conta o desempenho dos partidos em eleições anteriores — os coordenadores do MBL veem a criação da legenda como uma conquista estratégica. “Vamos entrar em campo com uma bandeira própria, com discurso e militância alinhados. Isso fortalece nossa identidade”, disse Victor Couto, secretário-geral da futura sigla.

A confirmação do número de assinaturas foi comemorada em uma live transmitida nas redes sociais do movimento. Durante a transmissão, Couto exibiu o documento da Justiça Eleitoral que atestava a validação dos apoios necessários.