Raquel Lyra pode ser vice de Lula em 2026; plano é articulado por Kassab, diz jornalista

Mário Flávio - 23.05.2025 às 07:10h

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), surge como uma das principais apostas do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para compor a chapa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. A informação foi publicada nesta sexta-feira (23) pelo experiente jornalista Romualdo de Souza, do Jornal do Commercio.

De acordo com a publicação, em conversas reservadas, Kassab tem sinalizado que a composição com Lula seria o cenário ideal para o PSD no próximo pleito. Neste contexto, o nome de Raquel desponta como favorito dentro da estratégia nacional do partido.

Ainda segundo Romualdo, com a consolidação desse projeto, outros nomes do PSD que vinham se colocando como pré-candidatos à Presidência, como os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ratinho Junior (Paraná), devem abrir mão da disputa e concentrar esforços em candidaturas ao Senado Federal.

A eventual indicação de Raquel Lyra representaria um movimento de peso no xadrez eleitoral, aproximando ainda mais o PSD do governo Lula e reforçando a presença do Nordeste na chapa presidencial. Além disso, pode ter impacto direto nas articulações políticas em Pernambuco e no cenário nacional.

O Jornal do Commercio destaca que a articulação ainda está em fase de conversas internas e não há decisão formalizada, mas o nome da governadora pernambucana aparece, hoje, como a principal aposta de Kassab para a vice de Lula.