Durante sessão na Câmara Municipal de Caruaru, nesta terça-feira (20), o vereador Delegado Lessa fez uma grave denúncia sobre as condições da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), localizada no município. Segundo o parlamentar, além da superlotação, a unidade tem espaços semelhantes aos do Instituto de Medicina Legal (IML) sendo utilizados como dormitório para presos, o que evidencia o colapso estrutural da unidade.
“O que está acontecendo na Penitenciária de Caruaru é desumano. Há presos dormindo em locais que lembram câmaras frigoríficas, ambientes semelhantes aos do IML, onde deveriam estar corpos, e não seres humanos vivos. Isso é inadmissível”, denunciou o vereador.
O alerta de Lessa ocorre no mesmo dia em que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou uma audiência pública sobre a crise no sistema penitenciário do estado, promovida pela Comissão de Segurança Pública. De acordo com dados apresentados pelo deputado Joel da Harpa (PL), Pernambuco tem atualmente 30.619 detentos, para cerca de 15 mil vagas — o dobro da capacidade. O quadro se agrava com a falta de efetivo: são apenas 2.030 policiais penais, quando o ideal seria pelo menos 4 mil.
A denúncia reforça a urgência de medidas efetivas por parte do governo estadual para enfrentar a situação de colapso nas unidades prisionais, especialmente na PJPS, que atende Caruaru e toda a região.
