A Prefeitura do Recife oficializou, nesta sexta-feira (16), a adesão ao programa federal Acredita no Primeiro Passo, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A iniciativa visa ampliar o acesso ao trabalho, à qualificação profissional e ao empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).  
O lançamento ocorreu no Teatro Santa Isabel e contou com a presença do prefeito João Campos (PSB), do ministro Wellington Dias (MDS), da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, dos senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além de representantes do Banco do Nordeste, Sudene e beneficiários do programa. 
“Sabemos que o programa Acredita tem uma ação muito importante, que é poder trazer uma carteira de oportunidade para quem está no CadÚnico, quem está no Bolsa Família. Essa talvez seja uma das maiores conquistas das últimas décadas na área social, de integrar um programa de transferência de renda com a lógica do trabalho, do emprego e da formalidade no Brasil, e o Recife vai ser um parceiro disso”, afirmou o prefeito João Campos. 
O programa é direcionado a pessoas entre 16 e 65 anos com cadastro atualizado no CadÚnico, com prioridade para grupos historicamente mais vulnerabilizados, como mulheres, jovens, pessoas negras, com deficiência, comunidades tradicionais e ribeirinhas. Instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, o Acredita no Primeiro Passo busca superar a exclusão social e promover a autonomia socioeconômica por meio da geração de renda. 
Com a adesão ao programa, o Recife amplia sua política de inclusão produtiva, fortalecendo ações que promovem a dignidade e a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social. 
