Jarbas Filho registra chapa para o comando do MDB de Pernambuco com apoio de 80% dos prefeitos da sigla

Mário Flávio - 16.05.2025 às 08:07h

O deputado estadual Jarbas Filho oficializou o registro de sua chapa para disputar a presidência do diretório estadual do MDB em Pernambuco.

A candidatura representa um movimento de retomada da identidade histórica da legenda e conta com o retorno simbólico do ex-governador Jarbas Vasconcelos à linha de frente das articulações políticas.

Encabeçada por Jarbas Vasconcelos, fundador e principal liderança do MDB no estado, a chapa reúne nomes ligados à trajetória democrática do partido e amplia sua base com forte apoio no interior. Entre os nomes que integram a composição estão o senador Fernando Dueire, os advogados João Bosco Tenório e Paulo Henrique Maciel, o jornalista Ricardo Carvalho, e figuras históricas do grupo jarbista, como Severino Mendonça, Tom Uchoa, além de Marta Guerra (Carpina), Miriam Lacerda e Tonynho Rodrigues (Caruaru) e Marcello Cavalcanti (Ouricuri).

Com presença marcante do chamado “núcleo duro” das gestões de Jarbas, a chapa inclui ainda os ex-assessores Petrônio Siqueira e Aristeu Plácido, além do vereador do Recife, Fabiano Ferraz.

O apoio político reforça o favoritismo de Jarbas Filho. Dos onze prefeitos eleitos pelo MDB em 2024, nove já declararam apoio à sua candidatura, entre eles Cloves Ramos (Afrânio), Otávio Pedrosa (Bodocó), Túlio Monteiro (Buíque), Guilherme Vasconcelos (Poção), Elias Batista (Pombos), Washington Angelo (Tacaratu) e Aleudo Benedito (Serrita). Ex-prefeitos influentes também manifestaram adesão à chapa, como Arquimedes Valença, Vilmar Cappellaro, Jorge e Rose Garziera, Rafael Cavalcanti, Josimara Cavalcanti, Gustavo Caribé e Nininho Carvalho.

Em declaração após o registro, Jarbas Filho reforçou o tom de reconstrução do partido:
“Nosso objetivo com esta candidatura é muito claro: queremos resgatar o MDB, fortalecer o partido com base no diálogo, respeitando a história da nossa legenda e dos nossos filiados. Vamos reconstruir um MDB vibrante, que estará sempre em sintonia com os valores democráticos. O MDB será um partido de todos, unido e forte novamente.”

A eleição para o comando do MDB estadual deve ocorrer nos próximos dias e promete redefinir os rumos da sigla em Pernambuco, diante do embate entre o grupo de Jarbas e o atual presidente, Raul Henry.