
Durante a inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, nesta sexta-feira (9), em Caruaru, o novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT), concedeu entrevista à imprensa e falou pela primeira vez em Pernambuco sobre o convite feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o primeiro escalão do governo federal. Wolney reconheceu os desafios da função e reforçou o compromisso com os aposentados e pensionistas brasileiros.
“O presidente Lula me telefonou, me chamando para ir ao Palácio, e me fez o convite, dizendo que tinha conversado com o presidente nacional do meu partido, o PDT, e que tinha decidido que eu seria, então, o novo ministro da Previdência Social. Eu aceitei, com muita honra, embora sabendo do tamanho do desafio, da tarefa, da responsabilidade, mas também da honra e da alegria de poder fazer parte do primeiro escalão do presidente Lula”, relatou.
Durante a fala, o ministro destacou que Lula lhe deu autonomia para reorganizar a pasta e proteger os beneficiários da Previdência. “O presidente Lula foi muito claro: vá para lá, organize o que precisar ser organizado e cuide dos nossos aposentados, para que nenhum deles sofra qualquer tipo de prejuízo”, afirmou.
Wolney também comentou as medidas já adotadas para resolver o escândalo envolvendo cobranças indevidas nas contas de aposentados e pensionistas do INSS. “Isso tudo já está resolvido. Eu mesmo comandei a coletiva, junto com o ministro Jorge Messias, da AGU, o ministro Vinícius Carvalho, da CGU, e o novo presidente do INSS. Já divulgamos todas as medidas, tanto legais quanto de ressarcimento”, explicou.
A entrevista aconteceu no mesmo dia da entrega do Hospital da Mulher do Agreste, obra aguardada há mais de uma década e que marca uma nova fase para a saúde pública na região. O evento contou com a presença da governadora Raquel Lyra, do ministro da Saúde Alexandre Padilha e de outras autoridades.
Wolney encerrou sua fala com uma promessa: “Espero dar conta do recado. E é nessas horas de dificuldade que se apresentam o compromisso, a responsabilidade e a competência de cada um.”